sexta-feira, 29 de março de 2013

Os Bórgia

Desde muito tempo a qualidade dos seriados Norte Americanos cresceu consideravelmente. Seja principalmente em seriados policiais quanto em comédias que podem, inclusive, se dar ao luxo de ter grandes estrelas em seu “cast, muito diferente dos anos 60 e 70 quando esses eram produções bem mais modestas, onde raramente se filmava em externas e a qualidade técnica era bastante sofrível.” Tal impulso deu origens a seriados bem mais ousados como a produção “Roma” dividida em duas temporadas, cada uma com 12 episódios filmados na Cinecitá, em Roma.


A mais recente dessas minisséries trata de um assunto difícil e bastante delicado: O papado durante o pontificado de Rodrigo Bórgia, o Alexandre VI. Papa bastante controverso, historicamente falando, Alexandre subiu ao trono levando uma amante a tiracolo, com quem havia tido três filhos: Juan, Cesar e Lucrecia. Como papa, Rodrigo levou à cama a bela Giulia Farnese, jovem mulher de um aristocrata falido, além de ter enviado o filho Cesar, recém-eleito cardeal, a missões de vingança e mandado o filho Juan sitiar, destruir e subjugar inimigos.

Mandou envenenar o cardeal Giuliano Della Rovere (que escapou da morte para tornar-se posteriormente o papa Júlio II) entre outros atos de perversidade.

A minissérie é ancorada no brilhante trabalho do ator Jeremy Irons como Rodrigo e Françoise Arnaud, jovem ator que muito se destaca no papel de Cesar. Irons dá uma dimensão extraordinária a Rodrigo, procurando não mostra-lo como um personagem maquiavélico, mas como um homem frágil emocionalmente, apesar de bastante astuto. A atuação de Arnaud como Cesar também o distanciou daquela visão maniqueísta, onde a personagem é retradada como a maldade em pessoa.

Aqui, Cesar é apenas um reflexo de sua época O roteiro também se preocupou em não caricaturizar as personagens. As relações familiares são mostradas de forma humana e, por vezes extremamente dolorosas. Já a relação da família com o poder é mostrada de forma bastante realista e, por vezes chocante. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário